É essencial apoiar empreendimentos femininos!

Por quê? Por que a mulher é excluída do mercado formal de trabalho e mesmo quando ela conseguir carteira assinado ela não é igualmente valorizado. Por isso, preparamos uma lista de empreendimentos femininos que servem como um guia para quem deseja apoiar as mulheres.

Os dados

Para mulheres, “a desocupação é de 13,8%, enquanto a média para o sexo masculino atinge 10,7%, segundo o IBGE. Especialistas explicam que empregadores evitam contratá-las, mesmo com formação melhor, pela tendência de se dedicarem à família.” (fonte)

A Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (CEPAL) estudou a diferença salarial entre gêneros e apontou que mulheres ganham até 25% menos dos colegas masculinos com estudo e condições semelhantes. (fonte)

Mulheres sofreram múltiplas formas de discriminação—”de gênero, raça, etnia, classe e orientação e identidade sexual.” (fonte)

Opções

O Brasil é um país que preza um emprego com carteira assinada e a estabilidade, além dos “benefícios” que isso traz. Há uma lista de ranking global para identificar quanto um país incentiva e apoia empreendedorismo feminino. O Brasil entre no 95 lugar, entre 137 países. (fonte). Empreendedorismo não é um valor cultural.

Não há como negar que ser empreendedora exige mais riscos e em geral muito mais trabalho. No entanto, empreendedorismo é uma forma para mulheres superarem as inúmeros barreiras que elas enfrentam no mercado de trabalho e reconciliar suas várias obrigações, seja de maternidade, como cuidadora ou que for. Principalmente durante a crise econômica é essencial apoiar as mulheres que montaram seus negócios, oferecem serviços, criam artes como mulheres, para mulheres.

A mulher é tão competente, criativa, inovadora quanto qualquer homem e é necessário mostrar essa convicção investindo nos empreendimentos femininos.

O arte de mulher listou alguns empreendimentos, estabelecimentos e serviços comandados, geridos e tocados por mulheres, a fim de criar um guia a nortear outras mulheres – e também homens, por que não? – na hora da escolha de prestadores de serviços.

Conhece algum serviço que não está na lista? Envie pra gente

EMPREENDIMENTOS FEMININOS

Alimentação:

Biyou’Z Restaurante Com um grande repertório de sabores e uma riqueza de cores e aromas, o Biyou’Z Restaurante Afro, começou a chamar a atenção também dos brasileiros e um público cada vez mais heterogêneo mesclando as tantas outras culturas que escolheram São Paulo para viver.
Com acúcar, com afeto Produtos de alta qualidade feitos por mulheres, com muito amor e dedicação. Tendo um cardápio variado com sugestões de bolos, docinhos, salgadinhos, tortas doces e salgadas. Trazendo novidades para facilitar seu dia à dia.
Mulheres do Café Uma iniciativa social de uma rede distribuída de mulheres que realiza coffees break de forma personalizada onde cada evento é único, com preços competitivos, sustentável e responsabilidade social com várias opções de cardápio em diversas localidades do Brasil
Muna: Sabores & Memórias Árabes Sabores & Memórias Árabes por Muna Darweesh, refugiado siriano. Muito além do paladar. (Entrevista no blog)

 

Assessoria de Comunicação/Redes Sociais:

Margens Margens é um projeto da jornalista Jéssica Balbino, que além de um blog voltado à cultura e literatura marginal/periférica, presta assessoria de imprensa para projetos comandados e geridos por mulheres em todo o Brasil. (Entrevista no blog)
Pandora Comunicação e Assessoria A Pandora – Comunicação e Assessoria de imprensa para Mulheres é uma agência de assessoria de imprensa criada para atender um público específico: mulheres artistas, profissionais liberais, donas de pequenas empresas, franquias e empreendedoras
retrato jessica balbino

Jéssica Balbino, criadora do Margens

Beleza (pele,cabelo):

Cosmeticos/Produtos

Caio Cosméticos naturais e artesanais feitos com amor. Para curar e empoderar ❤ Feito por mulheres e para mulheres.
Beleza Natural Especialistas em soluções para cabelos crespos e ondulados, com serviços e produtos de qualidade e preços acessíveis. Mais do que isso, nos orgulhamos em proporcionar a milhares e milhares de pessoas uma evolução pessoal, mostrando a elas que cada uma pode ser bonita do jeito que é.
AfrôBox Primeiro clube de caixas por assinatura no Brasil para beleza negra e cabelos afro!

 

Cabelo

Coletivo Cabeças Coletivo de Mulheres propõem discussão sobre valores da beleza impostos, e padrões de moda, através de serviços como Cabeleireiras, Brechó, e costureira.
Divas Hair Style Center Desde o ano 2001 o DIVAS HAIR STYLE CENTER – Cabelos Naturais vem inovando e criando métodos exclusivos de alongamento capilar. Com técnicas praticas e eficientes, ao longo dos seus quase 10 anos, atende de modo eficiente a necessidade de todos os clientes.

 

Maquiagem

Da Mata Makeup Pioneira no ensino de maquiagem direcionado exclusivamente para pele negra, a DaMata MakeUp viabiliza o Projeto Negras do Brasil, uma instituição itinerante que oferece serviços de palestra, consultoria, maquiagem para noivas e workshops, com o objetivo de oportunizar momentos de diversão e conhecimento pessoal, elevando a autoestima de suas alunas.
Lívia Lira Líva faz cabelo, maquiagens e ela da consultoria visagista. Ela atende no espaço residencial o que torna o atendimento mais acessível e pessoal. É ideal para pessoas que não curtem aquela muvuca de salão e preferem uma conversa mais tranquila e atenciosa.

 

Tatuadoras

Marina Silva Uma jovem negra e tatuadora de São Paulo. O interesse em tatuar pele negra surgiu principalmente da sua militância particular e das reclamações de diversos amigos que não achavam boas referências. Sua especialidade é aquarela. (fonte).
Sampa Tattoo O 1º studio só de tatuadoras de SP
Negahamburger Viajando dentro e fora de mim🌎 Mochileira vegana na estrada🌱 illustration🔸street art🔸handpoke tattoo

 

Coletores Menstruais:

Espaço Florescer Integrado Empreendedorismo Materno Economia Colaborativa Rede de apoio a produção criativa feminina Coletores Menstruais Easy Cup

 

Consultorias/Cursos/Oficinas:

Black to Black Aulas de inglês a preços populares ministradas por mulheres pretas para alunas pretas
Melhor Nota Disponibilizamos consultoria e orientação acadêmica em artigos, monografias, dissertações etc. Realizamos revisão ortográfica e normalização ABNT.

 

Cultura:

Al Janiah Espaço cultural e político árabe com bebibas, comidas e músicas típicas
Aparelha Luiza Arte Negra Resistência Cultura trans Resistência Política Feminina Resistência Dos da Rua Resistência Índia Resistência
Espaço D’elas Espaço D’elas, um espaço de pessoas, protagonizado por mulheres para promover o desenvolvimento cultural.
Sarau das Pretas Formado por Débora Garcia, Elizandra Souza, Jô Freitas e Thata Alves; o Sarau das Pretas propõe reflexões sobre o feminino, cultura e ancestralidade negra.
Slam das Minas O Slam das Minas -SP nasceu em Março de 2016 no mês da Mulher, para criar um espaço de voz e acolhimento para as minas, monas e manas além de garantir uma vaga feminina para o Slam BR.
Slam Resistência (foto: Divulgação)

Mulheres colaram lambes na Praça Roosevelt, onde ocorre o Slam Resistência (foto: Divulgação)

Decoração:

Cartholi A Cartholi foi criado para atender as pessoas que procuram decoração de festas personalizadas.

 

Empreendedorismo:

Negras Empoderadas Esse grupo tem como objetivo empoderar mulheres negras, compartilhando os conteúdos de militância, ativismo de qualidade sobre os afrodescendentes e colocando em contato com os históricos comuns de luta.
Pipoca Cafe e Coworking Espaço coletivo que abriga startups, empreendedores individuais e negócios da nova economia colaborativa.

 

Filme:

Mulheres Negras: Projetos de Mundo Através de vivências e reflexões, o documentário levanta questões e instiga o que é ser mulher negra no Brasil.
Nós, Carolinas Este é o primeiro documentário realizado pelo grupo e apresenta vivências de mulheres moradoras de quatro regiões diferentes da capital paulista. Após o lançamento, o curta entra em circuito durante o mês de março em diferentes regiões do município.
Quem Matou Éloa? Documentário que discute feminicídio e sensacionalismo. (Resenha no blog)
Pelas Margens  Documentário que apresenta um panorama inédito de quem são as mulheres da literatura marginal/periférica, o que estão produzindo e como a arte de cada uma interage e converge com a outra.
cartaz para filme nos carolinas

Nós, Carolinas (cartaz)

Fotografia:

Carolina Righetti Fotografia de casamentos, eventos corporativos, aniversários e ensaios fotográficos. (Entrevista no blog)
Fridas Fotografias de  mulheres em eventos, manifestações, atividades acadêmicas, ensaios, casamentos, batizados e ensaios.
Florescer Fotografia Fotografia de mulheres; ensaios temáticos.

 

Gestantes/Crianças:

Duda Linha & Chico Slings e outras fofurices criados com muito amor para a sua família ♥
Guia Fora da Casinha Informação sobre lugares e eventos dedicados às famílias com crianças.
Lojinha do Thomás A lojinha do Thomás tem roupas Carters, colares Goodi, copos de transição que não prejudicam amamentação e artigos de saúde orgânicos, que respeitam os bebês.♥

 

Jornalismo:

AzMina Jornalismo independente, crítico, divertido e gratuito para mulheres de A a Z
Fala Guerreira Somos uma coletiva feminista atuante na periferia de São Paulo.

Um feminismo periférico e pulsante, anti-racista.

Nós, mulheres da periferia Um projeto idealizado por mulheres que conhecem e vivenciam o universo feminino de comunidades e bairros da periferia de São Paulo e imediações.
Think Olga Think Olga é uma ONG feminista que luta pelo empoderamento feminino por meio de informação.

 

Literatura & Livrarias:

Livraria Africanidades A livraria Africanidades é uma loja virtual que dialoga com matrizes afro-brasileiras e feministas, administrada por uma mulher preta

 

Manutenção:

M’ana Chega de homem estranho em casa! Serviços de manutenção doméstica feitos de mulher pra mulher. Traga sua necessidade.
Se Vira, Mulher Oferecemos mini cursos de manutenção residencial exclusivamente DE e PARA mulheres que querem autonomia para fazer pequenos reparos e instalações em suas próprias casas.
Minas Resolvem Consultoria administrativa, pet sitter, dog walker, personal organizer, social media, recreação, reforma de roupas, serviços domésticos, decoração de festas, office girl, etc. Minas Resolvem traz outras mulheres para compor esse time e levar a mais pessoas trabalhos e fortalecimento entre nós, mulheres.

 

Roupa:

Brechos

Vó Judith O Brechó Vó Judith é moda reciclada. Mais que estar na moda, quem compra em nosso brechó faz a sua moda. Entre os adeptos: retrôs, vintages e descolados.

 

Consultoria de Estilo

Ana Soares (Hoje vou assim OFF) É carioca, consultora de estilo, docente do senac rj e escreve sobre moda acessível, autoestima e consumo consciente desde 2008.
Marcela Lemos (Vestilonegro) Consultora de imagem e estilo pessoal, terapeuta reikiana e hipnotista. Idealizadora da Vestilonegro e uma das referências em atendimento para pele negra.
Thais Farage Consultora de estilo, Youtuber, produtora de conteúdo, mãe, casada, mineira radica em São Paulo, e mais uma infinidade de coisas. (Entrevista no blog)

Thais Farage

Marcas

Mulherão d’porra Acessórios para Mulheres Empoderadas,Estilosas
Africa Plus Size Brasil APSFWB foca nas múltiplas expressões femininas inspiradas pela cultura africana e afrodiaspórica em prol da diversidade e da reflexão

 

TI:

Infopreta  InfoPreta nasceu em 2013 com o intuito de proporcionar para todas as mulheres (cis e trans), moradoras periféricas em situação de vulnerabilidade o acesso facilitado a computadores e a manutenção de seus computadores com preços acessíveis. (Entrevista no blog)
Programaria Por que existem tão poucas mulheres no campo da tecnologia? A PrograMaria é um convite para se inspirar, debater e aprender.
retrato buh infopreta

Buh, criadora da InfoPreta

Viagem:

BAGAGEM Negócio empreendido por mulher, com a maioria de mulheres na equipe