por Jéssica Balbino do Margens

Débora Garcia criou projeto digital, post-it poéticos, para pautar questões femininas nas redes sociais

Neste mês de março, em que se comemora o mês da mulher, a poetisa Débora Garcia lançou o projeto “post-it poético”, com trechos de poesias do livro “Coroações – Aurora de poemas”, que trazem reflexões sobre as pautas das mulheres. Com 10 artes desenvolvidas especialmente para a ocasião, a escritora reflete sobre as dificuldades e a força feminina.

“Post-it Poéticos”

Durante todo o mês a poetisa lançou, em suas redes sociais, artes gráficas criadas especialmente para o projeto, com objetivo de difundir as pílulas poéticas entre o grande público e reforçar a importância do debate sobre ser mulher, bem como o debate racial. Os post-its trazem trechos de poesias que pautam o empoderamento feminino, bem como, o combate ao machismo e à violência sexual..

Nas guerras, perseguições e fugas, as mulheres e crianças são as maiores vítimas e isso fica ainda mais potencializado quando falamos da mulher negra. Não raro são submetidas a situações de violência, abuso e exploração sexual. Os dados sobre essa questão são alarmantes e precisamos falar sobre isso. Novamente, a questão de gênero potencializa as situações de risco e vulnerabilidade social”, comentou.

E além dos post-its, Débora Garcia realizou diferentes atividades durante o mês de março. Esteve com mulheres atendidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Arujá (SP), onde falou sobre a luta das mulheres. Também esteve com o Sarau dos Refugiados, e realizou a abertura da 1° Plenária sobre a saúde da mulher em Jacareí (SP), onde também falou sobre o tema utilizando a poesia. Por fim, nesta e na próxima semana, cumpre agenda com o Sarau das Pretas, coletivo criado por ela e que celebra 1 ano.

É muito importante ser mulher e usar a minha arte para poder fortalecer outras mulheres, que tem histórias de vida diferentes, mas que enfrentam problemas parecidos em seu dia a dia. Fico muito feliz por ver que minha poesia consegue dialogar com elas. Aprendo muito nestes eventos e encontros todos”, declarou.

Os post-it poéticos podem ser conferidos na fanpage de Débora Garcia no Facebook